Este projeto se trata do Redesign do aplicativo Vivo PAP Turbo, que se trata de um app de apoio para os vendedores Vivo de fibra óptica empresarial. Onde repensei o aplicativo com base nos princípios de experiência do usuário.
Pesquisa com usuário, analise de usabilidade, prototipação. Trabalhei junto com um gerente de produto e o Desenvolvedor para priorizar os requisitos do produto.
O Projeto atualmente está em fase de MVP, ou seja está apenas com as funcionalidades essenciais, Design simplista e com uma quantidade limitada de usuários.
Foi me concedido o desafio de trabalhar no Design deste App, antes de expandirem o projeto para mais usuários.
O objetivo principal deste app é agilizar o processo e organizar as informações pois hoje diversos passos do processo como ‘Consulta’ e ‘Novas Vendas’ é feito através de Aplicativos de mensagem, onde as informações acabam por vezes se perdendo.
Mapear problemas de usábilidade
Criar uma identidade visual
Definir e priorizar melhorias no produto
1 mês
Processo baseado na metodologia do Duplo Diamante do Design Thinking.
Descoberta — Definição — Desenvolvimento — Entrega
O Projeto atualmente está em fase de MVP, ou seja está apenas com as funcionalidades essenciais, Design simplista e com uma quantidade limitada de usuários.
Foi me concedido o desafio de trabalhar no Design deste App, antes de expandir o projeto para mais usuários.
Analisando a interface do Aplicativo PaP Turbo notei que foi dada uma atenção ao Design, o App contém boa iconografia, fontes e cores porém não atendia alguns dos princípios básicos do design de interface e por isto resolvi aplicar as 10 heurísticas de Jakob Nielsen (cientista da computação) para evidenciar o que pode ser melhorado na interface e consequentemente na experiência de uso. Me limitei apenas a citar as heurísticas as quais a aplicação infringe.
3ª Controle do usuário e liberdade
O App obriga o usuário a utilizar o modo paisagem do celular em diversas telas. Além disso o sistema não apresenta ao usuário uma “saída de emergência” daquele estado no qual ele entrou para o estado de segurança em que estava.
4ª Consistência e padrões.
Encontrei alguns exemplos de que os padrões de interações divergiram. A seguir foram documentados algumas evidências:
Inconsistência na exibição de botões de ação e espaçamento em alguns casos.
5ª Prevenção de erros.
Em diversos campos de formulário, a formatação não é aplicada automaticamente. Também é importante que haja uma confirmação dos dados antes de ser enviado para evitar erros.
8ª Estética e Design minimalista
Falta de alinhamento dos textos e peso da fonte insuficiente para dar destaque ao dado:
Inconsistências com relação às boas práticas de design de interface através do pouco espaçamento nos títulos:
9ª Ajude os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar erros.
Quando o usuários preenche campos de formulário de maneira incorreta, o sistema não retorna um Feedback instantâneo
Considerando que ao utilizar a aplicação encontrei problemas relacionados à heurística e que refletem minha opinião do que é bom ou não numa interface, resolvi fazer uma pesquisa qualitativa para validar ou não as disfunções encontrados e analisar outras opiniões a respeito com o objetivo trazer os usuários para o centro da resolução dos problemas e coletar suas percepções, escutar suas dores, além de tentar reconhecer padrões de uso.
Essa pesquisa se deu através de entrevistas semi-estruturadas com 5 pessoas. Fiz perguntas voltadas a conhecer melhor a rotina dos usuários, seu perfil comportamental e o que esperavam encontrar em um aplicativo como o ‘Pap Turbo”.
Os insights gerados a partir desta pesquisa serão expostos a seguir:
É esperado que o aplicativo como um todo torne o processo mais ágil para o vendedor, diminuindo os pontos de contato para apenas o necessário;
Boa parte dos entrevistados relacionam a qualidade do serviço com a aparência da plataforma.
O usuário precisa de um melhor Feedback em relação aos processos. Saber em o Status de suas consultas e vendas, para ter mais previsibilidade no seu dia a dia.
Para os Stakeholders este aplicativo significa melhor controle dos processos, confiabilidade, geração de métricas, segurança da informação e economia de tempo.
As funcionalidades mais utilizados do aplicativo são “Nova venda” “Nova consulta” e “Lista de vendas”.
Depois das entrevistas qualitativas, foi possível evidenciar quais são os pontos mais considerados na escolha da plataforma e na preferência dessa amostra de pessoas. Sendo assim, os 3 considerados mais importantes foram utilizados como critério para o benchmark com o intuito de entender melhor o posicionamento no mercado e assim conseguir atendê-los melhor através do redesign.
Critérios avaliados:
PedidoOK
Este é um App bem popular, hoje com mais de 100.000 downloads apenas na Google Play é um App com foco em Equipes de venda, Representantes Comerciais e vendedores autônomos. O processo é ágil, com praticamente todas as opções sendo acessadas direto na tela inicial, ou com poucos passos de fácil assimilação. Apesar disso, o Design peca na parte estética.
Os diferenciais ficam por conta da Gestão de Equipes diretamente pelo aplicativo, e nos relatórios de performance detalhados.
Mercos
Totalmente integrado ao sistema Web, o Mercos tem um forte apego visual no minimalismo. Logo após o primeiro acesso o usuário é direcionado a um tutorial no modelo”walkthrough” no qual o App vai destacando os botões e os descrevendo. Este aplicativo se destaca pela robusta integração com o ERP e pelo suporte via Chat in-App.
Super Revendedores
Apesar de não ser concorrente direto o Super Revendedores é um aplicativo muito famoso no setor de venda direta. O Aplicativo separa os clientes por perfil, apresenta todos os produtos para o vendedor de maneira muito eficiente. Muito didático no uso, com conteúdo muito bem hierarquizado este aplicativo definitivamente substitui a agenda do vendedor direto.
Essa foi a primeira etapa do processo que me ajudou a tirar a ideia da cabeça e visualizar a solução em forma de aplicativo.
Ideação da Home + Crazy 8
Esboço de Vendas + Consultas
A próxima etapa foi desenvolver os Wireframes de baixa fidelidade. Fazendo uma alusão a Construção Civil, essa etapa representa a planta baixa da nossa solução.
Fluxo do usuário
Visando criar uma identidade única para o app, foi criado o design visual baseado no seguintes valores:
A Paleta de cores representa os valores que almejamos de Inovação e Autonomia:
A Classificação do contraste (WCAG) das cores utilizadas nos títulos e corpo é 9.56:1
Foi utilizado a versão padrão da fonte Open Sans, em diferentes tamanhos e pesos para aumentar a dinamicidade das páginas e a leitura.
Para os formulários busquei um formato de campo que seja limpo visualmente, mas que também delimite bem os campos com a finalidade de manter acessível para diferentes perfis de usuário.
Optei por utilizar a a biblioteca “Icons Fabric MDL2″ da Microsoft pois é uma biblioteca bem validada e com ícones sóbrios os linhas claras.
Decidi utilizar botões arredondados para quebrar a rigidez das operações do dia a dia, visando fornecer uma sensação facilidade de uso.
Todos os componentes da interface como campos, botões e seus estados, ícones, paleta de cores, tipografias e etc. foram documentados e pensados de forma a serem escaláveis e reaproveitados, facilitando a implementação e gerenciamento a longo prazo.
A seguir descreverei as mudanças em algumas das telas mais utilizadas, efetuei mudanças de heurística, e foram adicionadas funcionalidades com intuito de melhorar a experiência do usuário final.
O menu foi deslocado para o estilo tab-bar, padronizando os ícones. O gráfico de Objetivos e Vrts foi remodelado de maneira que a visualização ficasse de maneira mais lúdica. A home foi pensada de forma que as funcionalidades mais utilizadas fiquem acessiveis diretamente na tela inicial.
A lista agora é organizada por data, além disso os dados estão mais entendíveis com cores nas tags e uma melhor separação da lista. Acerca das funcionalidades, viu-se a necessidade de filtros assim eliminando a necessidade de haver outra tela que que havia no App chamada “Quebras”.
Por último foi adicionado uma opção de pesquisa para que facilite o usuário encontrar uma venda especifica.
Antes tratava-se do formulário preenchido para visualização, na nova versão os dados são organizados hierarquicamente onde os principais ficaram no topo e os outros foram disponibilizados através de um accordion, desta maneira o usuário somente visualiza o que for necessário.
Esta tela foi remodelada de forma que o preenchimento do formulário se torne passo a passo, ademais campos foram organizados para serem mostrados dinamicamente, por exemplo: se o solicitando for o próprio cliente ele não precisa digitar os dados novamente e os campos de endereço só são mostrados após o preenchimento do cep agilizando no preenchimento.
O próximo passo é o Desenvolvimento de novas funcionalidades que estão no Roadmap da aplicação como:
Após a incorporação destas novas funcionalidades neste projeto de UX que estão em andamento, será o momento de realizarmos o teste de usabilidade onde mediremos métricas como tempo ‘médio de completude do objetivo’, com a finalidade de antes mesmo da codificação das novas funcionalidades termos a oportunidade de efetuar ajustes e melhorias no Design do aplicativo.